Quadro genérico da competência histórica – 2º ciclo – 6º Ano
HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL
O aluno:
Situa-se no país e no mundo em que vive, aplicando noções operatórias de espaço e de tempo.
Utiliza conhecimentos básicos sobre a realidade portuguesa, do presente e do passado, aplicando as noções de evolução e de multicausalidade.
Aplica, na abordagem da realidade física e social, técnicas elementares de pesquisa e de investigação e a organização sistemática de dados, utilizando técnicas diversas de comunicação.
Explica e valoriza elementos do património histórico português.
Manifesta respeito por outros povos e culturas.
Competências específicas
1. Tratamento de informação/utilização de fontes
2. Compreensão histórica (temporalidade espacialidade e contextualização)
3. Comunicação em História
Temporalidade
- Aplica os conceitos de mudança/permanência na caracterização das sociedades que se constituíram no espaço português em diferentes períodos.
- Identifica, localiza no tempo e caracteriza alterações significativas da sociedade portuguesa, e estabelece relações passado/presente, especificando contributos para o Portugal contemporâneo.
Espacialidade
- Conhece a localização relativa do território português, caracteriza os principais contrastes na distribuição espacial das actividades económicas e formas de organização do espaço português em diferentes períodos.
Contextualização
- Distingue características concretas de sociedades que se constituíram no espaço português
em diferentes períodos e estabelece relações entre os seus diversos domínios.
Para promover o sucesso educativo foram dadas as seguintes orientações pedagógicas pelo Departamento de Ciências Humanas
2º CICLO
História e Geografia de Portugal:
6º ANO
- Gestão adequada dos conteúdos programáticos de modo a poder desenvolver convenientemente as competências específicas de história;
- Insistir na obrigatoriedade da passagem no quadro e no caderno diário dos principais conceitos utilizados em história.
- Utilização em maior número e maior exploração de textos e documentos;
- Recurso sistemático a fichas ao longo do ano sobre a localização no tempo e no espaço;
A Professora Maria João Duarte
O aluno:
Situa-se no país e no mundo em que vive, aplicando noções operatórias de espaço e de tempo.
Utiliza conhecimentos básicos sobre a realidade portuguesa, do presente e do passado, aplicando as noções de evolução e de multicausalidade.
Aplica, na abordagem da realidade física e social, técnicas elementares de pesquisa e de investigação e a organização sistemática de dados, utilizando técnicas diversas de comunicação.
Explica e valoriza elementos do património histórico português.
Manifesta respeito por outros povos e culturas.
Competências específicas
1. Tratamento de informação/utilização de fontes
2. Compreensão histórica (temporalidade espacialidade e contextualização)
3. Comunicação em História
Temporalidade
- Aplica os conceitos de mudança/permanência na caracterização das sociedades que se constituíram no espaço português em diferentes períodos.
- Identifica, localiza no tempo e caracteriza alterações significativas da sociedade portuguesa, e estabelece relações passado/presente, especificando contributos para o Portugal contemporâneo.
Espacialidade
- Conhece a localização relativa do território português, caracteriza os principais contrastes na distribuição espacial das actividades económicas e formas de organização do espaço português em diferentes períodos.
Contextualização
- Distingue características concretas de sociedades que se constituíram no espaço português
em diferentes períodos e estabelece relações entre os seus diversos domínios.
Para promover o sucesso educativo foram dadas as seguintes orientações pedagógicas pelo Departamento de Ciências Humanas
2º CICLO
História e Geografia de Portugal:
6º ANO
- Gestão adequada dos conteúdos programáticos de modo a poder desenvolver convenientemente as competências específicas de história;
- Insistir na obrigatoriedade da passagem no quadro e no caderno diário dos principais conceitos utilizados em história.
- Utilização em maior número e maior exploração de textos e documentos;
- Recurso sistemático a fichas ao longo do ano sobre a localização no tempo e no espaço;
A Professora Maria João Duarte
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