quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O que tens que aprender e saber no 6.º ano

Quadro genérico da competência histórica – 2º ciclo – 6º Ano

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

O aluno:

Situa-se no país e no mundo em que vive, aplicando noções operatórias de espaço e de tempo.
Utiliza conhecimentos básicos sobre a realidade portuguesa, do presente e do passado, aplicando as noções de evolução e de multicausalidade.
Aplica, na abordagem da realidade física e social, técnicas elementares de pesquisa e de investigação e a organização sistemática de dados, utilizando técnicas diversas de comunicação.
Explica e valoriza elementos do património histórico português.
Manifesta respeito por outros povos e culturas.

Competências específicas

1. Tratamento de informação/utilização de fontes
2. Compreensão histórica (temporalidade espacialidade e contextualização)
3. Comunicação em História


Temporalidade
- Aplica os conceitos de mudança/permanência na caracterização das sociedades que se constituíram no espaço português em diferentes períodos.
- Identifica, localiza no tempo e caracteriza alterações significativas da sociedade portuguesa, e estabelece relações passado/presente, especificando contributos para o Portugal contemporâneo.

Espacialidade
- Conhece a localização relativa do território português, caracteriza os principais contrastes na distribuição espacial das actividades económicas e formas de organização do espaço português em diferentes períodos.

Contextualização
- Distingue características concretas de sociedades que se constituíram no espaço português
em diferentes períodos e estabelece relações entre os seus diversos domínios.

Para promover o sucesso educativo foram dadas as seguintes orientações pedagógicas pelo Departamento de Ciências Humanas


2º CICLO

História e Geografia de Portugal:

6º ANO


- Gestão adequada dos conteúdos programáticos de modo a poder desenvolver convenientemente as competências específicas de história;
- Insistir na obrigatoriedade da passagem no quadro e no caderno diário dos principais conceitos utilizados em história.
- Utilização em maior número e maior exploração de textos e documentos;
- Recurso sistemático a fichas ao longo do ano sobre a localização no tempo e no espaço;




A Professora Maria João Duarte

Sem comentários:

Enviar um comentário